Água que lava a alma

O poder da fé move montanhas ... alguém disse uma vez. E a fé num santo - ou santa -  nem se fala. Severo ganhou uma santinha da moça da igreja que, no fundo, queria mesmo é chamar sua atenção. Queria casar. Mas Severo só queria uma oportunidade de estar longe daquela terra nordestina, seca e arreganhada. Nem um pingo d’água em mais de um ano. Seus bois sucumbiam um a um. Miséria. Chorava ... mas suas lágrimas eram só de sal. Queria partir. Deus abandonara Severo, seus bois, sua gente. Mandava água para outros lugares.
Severo, então, levantou a santinha aos céus, e não tinha a mínima ideia de qual santa era, e implorou, “Vai santinha .... me tira daqui ... há de me tirar ... há de me tirar ...”. No dia seguinte, vendeu os dois últimos bois caquéticos. Conseguiu o suficiente para a passagem de ônibus. Arrumou a parca malinha, não tinha muito. E, com o maior cuidado, enrolou a santinha num pedaço velho de flanela. Era seu amuleto. Tinha lhe concedido um milagre. O tiraria de lá.
Grande desafio. São Paulo, a terra das oportunidades ... e das águas. Nada o seguraria nesse fim de mundo seco e rachado. Nem a moça da igreja. Esta, chorou e morreu de tristeza. Lágrimas ressequidas.
São Paulo, a selva de pedra. Muita gente e caos. Mas tinha confiança. Sobreviveria. A santinha no bolso e a fé no coração.
Sede. Água engarrafada, cara demais para um retirante miserável. Bebedouros secos. Chafarizes há muito sem uma gota de água. Meses sem chuva, racionamentos, banhos escassos. Severo não entendia o que estava acontecendo, “Onde está a água de São Paulo?”. Avistou a mais linda das Catedrais, a da Sé. Resolveu entrar e rezar um pouco. Viu que até a pia para reza estava seca, “Por quê, meu Deus ... por quê?”.
Desolado, saiu da grande igreja e olhou para o céu. Dali, olhando o horizonte, viu a imponência de um altíssimo edifício, um banco estadual outrora, e viu que, lá em cima, estaria muito mais perto do céu. Tinha outro pedido a fazer. Embrenhou-se nas ruas centrais do imenso labirinto paulistano. Perdeu-se. Perguntou. E encontrou o imenso prédio. Duas horas de espera depois, foi informado de que teria apenas cinco minutos de contemplação lá no alto. Bastava .... para salvar a humanidade.

Do mirante acima do mar de cimento preto e branco e insensível, estendeu aos céus cinzentos as mãos que embalavam sua tão querida santinha. Severo não titubeou, “Vai santinha ... manda água .... há de vir ... há de vir ...”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O aniversário

Reminiscências